Campanha da CAIXA de Combate ao Assédio, criada pela Valiant, é premiada com Ouro no POPAI
- REDAÇÃO

- 8 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2025
Prêmio de endomarketing na categoria ESG foi desenvolvido para a Caixa Econômica, é conquistado pela agência Valiant

A agência VALIANT celebra um importante reconhecimento ao seu trabalho de endomarketing desenvolvido para a Caixa Econômica Federal, conquistando o prêmio OURO na categoria ESG (Ambiental, Social e Governança) do prestigiado Prêmio POPAI Brasil. O case premiado integrou o Programa de Integridade CAIXA e teve como objetivo central o combate ao assédio, com foco especial na proteção das mulheres, em um momento crucial para a instituição. A iniciativa não apenas divulgou o programa, mas também reforçou os canais de denúncia do banco, sublinhando o compromisso da CAIXA com a integridade.
A campanha abordou o desafio da sutileza do assédio: aquelas situações ambíguas e comportamentos abusivos que são difíceis de identificar, gerando confusão nas vítimas.
A proposta da VALIANT foi iluminar essas nuances com o mote direto e impactante: "Integridade: essa linha não se cruza". O conceito foi materializado em uma linha roxa (a cor do mês contra o assédio), que serviu como um limite claro e intransponível contra o assediador. Um diferencial crucial da campanha foi a adoção estratégica e consciente de Inteligência Artificial (IA) generativa na criação dos personagens. Essa decisão foi pautada por um propósito de responsabilidade e ética. O uso da IA permitiu representar situações sensíveis de assédio sem expor colaboradores reais da CAIXA. Demonstrou que a tecnologia, quando aplicada com propósito, pode ser uma ferramenta de proteção, empatia e avanço comunicacional.

A execução da campanha envolveu uma complexa gestão de capilaridade nacional. O desafio principal não foi a logística física, mas sim criar uma inteligência de campanha robusta e clara (com formatos, artes e guias de aplicação detalhados). Isso garantiu a padronização e a qualidade da aplicação em todas as regionais da CAIXA, que foram responsáveis por sua própria produção.
"O Ouro no POPAI, na categoria ESG, valida o poder da publicidade em pautar temas sociais complexos e gerar transformação real. Nossa equipe transformou um desafio em uma oportunidade para resgatar a confiança e o respeito dos colaboradores da CAIXA. O sucesso da campanha é o resultado da crença da CAIXA na comunicação como agente de conscientização”, declara Caio Thomaz, CEO da VALIANT.
A campanha teve alto impacto, focada em um evento interno em 08/05. Utilizou frases de situações de assédio em sua identidade visual, incluiu um filme manifesto de lançamento e instalou peças especiais no prédio Matriz da CAIXA, em Brasília.

















Comentários