Há 2 anos a rede Dona ampliava forma de comunicar e mudava posicionamento
- REDAÇÃO

- 2 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2025
Com cores vivas e novo design, a rede Dona atende a nova demanda de consumidores: práticos, modernos e urbanos

Em 2023, a rede de supermercados Dona de Casa completou 20 anos de existência e, com a maturidade, veio também outras responsabilidades: atender o consumidor contemporâneo, dono e dona de si, práticos e urbanos. A mudança de nome iniciou um novo capítulo na história da rede varejista. Foi a expressão de um compromisso em acompanhar as transformações sociais e refletir um Brasil moderno, acolhedor e diverso.
A simplificação do nome foi um gesto simbólico. O termo “dona de casa” deixou de traduzir o consumidor contemporânea, que é independente, prático, urbano e dono e dona de si. A mudança representa esse novo olhar: você mudou e nós mudamos com você.
Novo conceito, mesma excelência
O redesign da marca Dona é inspirado na natureza e em sua diversidade. A nova linguagem visual reúne modernidade, leveza e acolhimento, enquanto os gradientes reforçam movimento, pluralidade e vitalidade. Os pilares seguem sólidos e inegociáveis. Inovação, Qualidade, Empatia e Responsabilidade orientam cada decisão e moldam a experiência oferecida aos clientes.
"Inovação está presente na arquitetura das lojas, no delivery, nos caixas de autoatendimento e no programa Sempre Dona", acrescenta Franciele Borges, gerente de marketing da rede.
Pilares de nossa atuação
Nossas operações são guiadas por valores inegociáveis. A Qualidade se manifesta na curadoria rigorosa de produtos, na excelência do atendimento e na experiência acolhedora que construímos em cada unidade. A Empatia é a base da nossa escuta ativa, traduzindo-se em cuidado, atenção e um olhar constante para as necessidades dos clientes. Por fim, a Responsabilidade sustenta nosso compromisso com a adoção de práticas sustentáveis e o reforço de relações comerciais éticas em toda a cadeia de valor.
Rebranding: de 'Dona de Casa' para 'Dona'
A transição da marca foi um processo estratégico, planejado para ser gradual. Iniciamos com uma fase de coexistência, na qual os nomes "Dona" e "Dona de Casa" foram apresentados juntos, garantindo a adaptação do público até a virada completa em todas as lojas.
Para consolidar o novo posicionamento, lançamos uma campanha 360º de alto impacto. A mobilização da cidade utilizou Busdoor, Front Light, mobiliário urbano e uma forte presença digital, impulsionada pela hashtag #DonadeCasaAgoraÉDona.
O sucesso dessa evolução dependeu, crucialmente, de nossos colaboradores. Eles atuaram como embaixadores internos, incorporando a transformação na rotina e reforçando que a marca antiga evoluiu para o Dona que Brasília confia e reconhece hoje.
CorriDona: movimento que inspira
O novo posicionamento de marca se reflete em ações que se conectam ativamente ao estilo de vida da cidade. A CorriDona é o principal marco dessa evolução e, em apenas duas edições, já se estabeleceu como uma das provas esportivas mais queridas do Distrito Federal.

Correr ou caminhar simboliza autocuidado, superação e conexão com o corpo e a mente — valores que celebramos com o evento. Mais do que uma corrida, a CorriDona é um encontro de comunidade, movimento e alegria, que oferece shows, degustações e experiências exclusivas para atletas, parceiros e fornecedores, cimentando o espírito Dona para além das lojas.

















Comentários